Óleos essenciais e Tireoide
- Renata Loretti
- 17 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
A tireoide é uma glândula que desempenha um importante papel no funcionamento do organismo, afinal, ela regula todos os aspectos do metabolismo humano pela liberação do hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tirosina) que tem o iodo como componente essencial.
Qualquer alteração no seu tamanho ou função resulta em desequilíbrio hormonal e outras complicações. Se pretende tratar um problema da tireóide existente ou simplesmente prevenir a sua ocorrência, abaixo listei os melhores óleos essenciais que irão ajudá-lo/a na jornada.

No universo dos óleos essenciais vários óleos já foram estudados no sentido de se verificar a influência deles sobre a glândula tireoide.
Óleos que interferem no funcionamento da tireoide

Cravo (clove) - O óleo de cravo pode ajudar a regular os hormônios da tireoide, as suas funções e é especialmente útil no tratamento do hipotireoidismo. O eugenol presente no óleo de cravo é responsável pelo seu odor agradável, que pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.
Capim-limão (Lemongrass) - O óleo de capim-limão pode tratar o hipertireoidismo. Tal como a maioria dos óleos essenciais, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação. O aroma agradável pode ajudar a aliviar sintomas como estresse e ansiedade.
Mirra (Myrrh) - O óleo de mirra, tal como o óleo de cravo-da-índia, é usado para estimular a glândula tireóide e é, portanto, bastante eficaz no tratamento do hipotireoidismo. A fragrância doce e picante do composto ajuda a promover o sono e a tranquilidade. Este benefício pode ajudar a combater os sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Hortelã-pimenta (Peppermint) - A presença de mentol confere propriedades benéficas anti-inflamatórias e anti-estresse ao óleo de hortelã-pimenta, o que pode ajudar a tratar o hipotireoidismo.
Olíbano (Frankincense) - A queda ou aumento repentino no nível dos hormônios da tireoide pode levar à inflamação. O óleo de incenso ajuda a reduzir a inflamação no corpo e intestino com a suas propriedades antiinflamatórias. Isso, por sua vez, ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal. Este óleo essencial é igualmente eficaz para o hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Gerânio (Geranium) - O óleo de gerânio é outro excelente óleo essencial que pode ajudar a tratar o hipotireoidismo. Isto é devido às suas fortes propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação no intestino e nos vasos sanguíneos.
Os problemas da tireoide costumam estar associados ao estresse, ansiedade e insônia. Para isso os óleos essenciais ajudam no equilíbrio das emoções e consequentemente dos hormônios.
A queda ou aumento repentino no nível dos hormônios da tireoide pode levar à inflamação.
Os óleos essenciais possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação da glândula.
Modo de uso
TÓPICO
Vai precisar de
2-3 gotas de óleo essencial da sua escolha
10 gotas de óleo de coco
Como fazer
Misture algumas gotas de óleo essencial com óleo de coco.
Massageie suavemente a mistura no peito, no pescoço e nas solas dos pés.
Pode realizar a massagem 1 a 2 vezes ao dia.
Atenção - cuidado com o óleo essencial de Clove, Lemongrass e Geranium pois eles são dermocáusticos (queimam a pele quando usado puro).
Dilua apenas 1 gota em 10 gotas de óleo de coco.
AROMÁTICO
Vai precisar de
Um difusor de aromas elétrico
6 gotas do óleo essencial da sua escolha
Adicione água ao seu difusor até a marca indicada, pingue as gotas do óleo essencial da sua escolha e deixe difundindo por pelo menos duas horas, diariamente.
Se a sua glândula tireóide entrou em esgotamento ou simplesmente não está produzindo os hormônios suficientes, aqui você pode encontrar uma solução natural para dar suporte, usando alguns dos óleos essenciais aqui listados.
Grande abraço e até o próximo post!
Comments